terça-feira, 26 de outubro de 2010

Eurico Lara

15 comentários:

Maj. Tom disse...

A Lenda!!

Anônimo disse...

CRAQUE IMORTAL

Renan disse...

E DA-LHE LARA IMORTAL!

Anônimo disse...

Lara o craque Imortal!

Anônimo disse...

A CARA DO IMORTAL TRICOLOR...
O SIMBOLO DA RAÇA DOS PAMPAS!!

Anônimo disse...

"Lara, o Craque Imortal, / Soube o seu nome elevar. / Hoje, com o mesmo ideal, / Nós saberemos te honrar."

Anônimo disse...

MITO!

Anônimo disse...

A MURALHA!

Anônimo disse...

Sexta-feira, 02 de maio de 2008
LARA: O TEU CRAQUE IMORTAL

Eurico Lara existe no dualismo típico do povo gaúcho: entre a lenda e a história. O que é mito sobre este goleiro, nascido em Uruguaiana no distante ano de 1897 e falecido precocemente em Porto Alegre no ano de 1935, se mistura com fatos reais que rechearam o cotidiano do Rio Grande do Sul no início do século passado. E acabaram por construir uma das mais dramáticas histórias do futebol brasileiro em seu início de existência.


Defendendo o Tricolor Gaúcho por 16 temporadas, Lara se tornou o primeiro (e até hoje, único), jogador citado no Hino Oficial de um time de Primeira Divisão (homenagem feita por Lupicínio Rodrigues, um dos grandes compositores da MPB).

Tímido, era reservado mas dotado de talentos incomuns, sobretudo entre goleiros da época. Sua resilência era notável, talvez originado da vida militar que seguiu por toda a vida. Porém, o mais provável é que isto era fruto de um sentimento interno, superior, inquebrantável, nato dos grandes ídolos do povo.

Eurico Lara começou a carreira jogando no time do Exército quando completou 18 anos. Rapidamente, sua fama se alastrou por Uruguaiana e cercanias, e um de seus jogos foi visto por um conselheiro gremista, que indicou ao clube.

Ele não queria sair de Uruguaiana e fingiu doença para ficar em Porto Alegre, mas o Grêmio "mexeu os pauzinhos" e conseguiu uma transferência militar.Se apresentou no Fortim da Baixada no ano de 1920, aos 23 anos, para se tornar o maior goleiro tricolor em todos os tempos. E já começou ganhando um título, o citadino de 1920.

Em 1922, defendendo a Seleção Gaúcha contra a Seleção Paulista, Lara pegou 20 chutes de Arthur Friedenreich e saiu ovacionado pela torcida paulista no Pacaembu. Recheado de convites, não aceitou jogar em São Paulo. O goleiro só atuou por um outro clube, o Porto Alegre por um jogo em 1928. Levou uma sova e voltou chorando para a Baixada, naqueles tempos a sede do Grêmio, de onde nunca mais saiu.

Ele fazia defesas impressionantes, especialmente para os goleiros da época. Nos primórdios do futebol profissional, se tornou o primeiro dos ídolos populares do futebol gaúcho. Uma antológica defesa em Gre-Nal, contada pelo então colega Lacy (que disse: "o atacante colorado chutou, a bola entraria no ângulo, Lara se levantou, deu um tapa na bola de costas, a bola bateu no travessão e saiu"), e quatro míticas defesas consecutivas contra o Botafogo, são exemplos deste talento. Rapidamente, se tornou uma unanimidade entre admiradores, rivais e imprensa.

Entretanto, aos poucos começou a mostrar sintomas de uma crônica tuberculose, doença que matava naqueles tempos. Outro problema: tinha insuficiência cardíaca, agravada pela tuberculose.

Chegamos ao ano de 1935, repleto de comemorações no estado pelo Centenário da Revolução Farroupilha. Debilitado, Lara foi vetado pelos médicos e ficaria de fora dos jogos finais. Porém, em um supremo esforço, ele bate pé e afirma: "vou jogar a decisão".

Lara se referia ao jogo "Gre-Nal Farroupilha", disputado em 22 de setembro daquele ano. Na decisão contra o Internacional, Lara atuou só por 40 minutos (na época os jogos duravam 80 minutos). Fechou o gol e garantiu o 0x0.

Anônimo disse...

No intervalo, deixou o time com fortes dores no peito. Com o empate, o Inter era campeão mas no segundo tempo, Oswaldo Rolla (o célebre Foguinho) fez 1x0. Na saída de bola, Lacy amplia, o Grêmio vence por 2x0 e se torna o Campeão Farroupilha, no maior clássico de todos os tempos até então. Este jogo se tornou tão emblemático que o Grêmio adotou o compromisso de comemorar por 100 anos em um jantar sua vitória mais importante desde a fundação, 32 anos antes.

Depois do jogo, Eurico Lara ainda participa da comemoração dos jogadores, mas depois vai para o Hospital Beneficência Portuguesa, na capital gaúcha. Com a tuberculose avançada, não sai mais de lá e morre em 6 de novembro de 1935. Seu enterro causa comoção popular, reunindo a multidão de 30 mil pessoas. Gremistas e colorados, em homenagem à uma pessoa comum, de hábitos simples e caráter férreo. Porém que, naquele dia, deixava o terreno dos homens e subiu para o panteão dos mitos, das lendas, da imortalidade...

LENDAS SOBRE LARA:
- Morreu defendendo um pênalti no Gre-Nal do Centenário Farroupilha (citadino de 1935)
- Que este pênalti tinha sido batido pelo irmão, que jogava no arquirrival e tinha um forte chute. E que Lara morreu gritando "Imortal"
- Não era goleiro, jogava na posição em Uruguaiana porque ninguém mais era goleiro.
- Quebrou um braço em um dos jogos, e continuou em campo.

FATOS VERÍDICOS SOBRE LARA
- "Em Uruguaiana há um goleiro tão bom que, quando joga, seu time não perde" - Frase de Máximo Laviaguerre, dirigente do Grêmio, sobre o goleiro da cidade fronteiriça.
- Fingiu doença para não se transferir para Porto Alegre.
- O Grêmio fez uma manobra política para ele ser transferido de quartel e ir para Porto Alegre.
- Saiu ovacionado pelos paulistas em uma vitória de 4x2 da Seleção Paulista contra a Seleção Gaúcha
- 16 títulos em 16 anos no Grêmio
- Seu último jogo antes de morrer foi conquistando o título do Centenário Farroupilha.
- Foi um dos Tenentes do movimento Tenentista que comandou a "Revolução de 1930" e colocou Getúlio Vargas no poder, dando fim à República Velha.


TÍTULOS
Campeão da Cidade: 1920, 1921, 1922, 1923, 1925, 1926, 1930, 1931, 1932, 1933 e 1935 (Centenário Farroupilha, seu último jogo).
Campeão Gaúcho: 1921, 1922, 1926, 1931 e 1932

Hino Oficial do Grêmio

"Lara, o Craque Imortal,
Soube o seu nome elevar,
Hoje, com o mesmo ideal,
Nós saberemos te honrar."

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=65461&blog=158&coldir=1&topo=3994.dwt

Anônimo disse...

Eurico Lara – O craque imortal
Publicado em 17/set/2009 por Charles Hansen.



Eis que sou surpreendido ao chegar no meu lar por um sedex de Nelson Ramão. No seu interior três exemplares de um ensaio do livreto denominado EURICO LARA – O CRAQUE IMORTAL.

Que grata surpresa. Nelson – grande amigo e colunista deste blog – está pondo em prática o sonho de escrever livros sobre nosso clube e nossos ídolos. Parabéns tchê. O livreto é de uma leitura agradável – li num tapa – conta de forma pragmática a história do maior de todos os arqueiros.

Prefácio de Eurico Lara – O craque imortal.

"Dentre os grandes ídolos que, ao longo da centenária história gremista, encantaram a torcida, um foi tão surpreendente que virou lenda. Seus feitos, atitudes, personalidade e desprendimento, tornaram-no um referencial do que seja o amor de um atleta pelo um clube onde atua. Amador, jamais alguém dirá que o fazia por um polpudo salário, algo que nunca conheceu.

Jogou futebol pelo amor que sentia pelo Grêmio. O mesmo amor que fez com que se afatasse do clube por um breve período para, depois, retornar com a mesma garra e determinação que fizeram dele o titular da cidadela gremista por 16 anos. Um recorde até hoje!

De forma simples e fartamente ilustrada, este volume relata a trajetória de Eurico Lara com a camisa do Grêmio. Fala de seus feitos e dos tributos a ele prestados após sua morte. Fala de um ídolo que encantou multidões e virou estrofe do Hino Oficial do Grêmio, pela genialidade de um torcedor tão especial quanto ele: o compositor Lupicinio Rodrigues. Fala de um goleiro que transpôs a vida, para eternizar-se na história."

Queres ganhar um livreto? Deixe uma mensagem neste post. Pedi para 3 unidades pro Nelson para que no dia 22 de setembro – aniversário do Campeonato Farroupilha e último jogo de Eurico Lara.

http://www.gremiocopero.com/2009/09/17/eurico-lara-o-craque-imortal/

Anônimo disse...

CRAQUE IMORTAL!

Anônimo disse...

Anonimo 13 de janeiro de 2011 07:17
Mano vlw pelo teu comentario fez eu conhecer um pouco mais sober a historia desta grande lenda fiquei comovido pelo amor q ele tinha ao grêmio por querer jogar mesmo sentindo fortes dores acredito seja um dos melhores goleiros da historia

Anônimo disse...

Esse é lenda,esse é GREMIO DE CORAÇÃO,amava o tricolor,gostaria q mercenarios q jogam no Gremio conhecessem, a historia do LARA,CRAQUE IMORTAL!!

Anônimo disse...

MITO!

merecia uma foto melhor...