terça-feira, 5 de outubro de 2010

Gabriel Marques

9 comentários:

Anônimo disse...

Gabriel passou pelas categorias de base do Grêmio. Atuou como profissional pelo Campinas até ser contratado pelo River Plate do Uruguai. Hoje é um dos ídolos da equipe jogando tanto como zagueiro quanto volante. No Grêmio atuou com o técnico Julinho Camargo que o utilizava tb na lateral direita.

Site do River Plate: http://www.cariverplate.com.uy/futbol/primera/gabriel-marques

Matéria no Globo Esporte: http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2010/08/mineiro-faz-sucesso-no-futebol-uruguaio-mas-espera-voltar-ao-brasil.html

Anônimo disse...

11/08/2010 10h40
Mineiro faz sucesso no futebol uruguaio, mas espera voltar ao Brasil

Gabriel Marques, que jogou nos juniores do Grêmio, atua no River Plate

Por GLOBOESPORTE.COM
Montevidéu, Uruguai

Você pode até nunca ter ouvido falar nele, mas Gabriel Marques Andrade Pinto, de 22 anos, é mais um entre os milhares de jovens brasileiros que saem do país para jogar em clubes de futebol no exterior. Em um mercado tão competitivo, em que grandes nomes são negociados e futuros talentos são especulados, o que Gabriel tem em comum com todos esses adolescentes e jovens-adultos é o sonho de se tornar um ídolo, a esperança de um dia voltar ao futebol brasileiro e a saudade da família e do país de origem.

No caso de Gabriel, mineiro de Pedro Leopoldo, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, a busca por uma carreira de sucesso foi no vizinho Uruguai, onde, pela proximidade física e cultural com o Brasil, a adaptação foi menos traumática, porém, com alguns sobressaltos.

- A cultura uruguaia tem características muito distintas de nosso país. Em relação à língua, cheguei a encontrar no início algumas dificuldades, mas hoje estou completamente adaptado.

Gabriel joga pelo River Plate, de Montevidéu, como zagueiro. Porém, até chegar a terras uruguaias, os primeiros chutes foram dados em campos perto de casa. Posteriormente, também passou por clubes juvenis e juniores – com destaque para o Grêmio. Antes da mudança para o Uruguai, ainda jogou como profissional do Campinas, de São Paulo.

- Primeiro, joguei na escolinha de futebol no Pedro Leopoldo Futebol Clube. Logo depois, como juvenil, no Centro de Formação de Atletas Paulo Isidoro, em Belo Horizonte. O primeiro ano como júnior foi no Vespasiano Futebol Clube (da região metropolitana de Belo Horizonte) sob a coordenação do Éder Aleixo. Depois, fui jogar no Grêmio, em Porto Alegre, onde fiquei por dois anos e ganhei algumas competições importantes, como o Campeonato Estadual Júnior do Rio Grande do Sul. Então, tive uma passagem rápida, já como profissional, pelo Campinas, sob a coordenação dos ex-jogadores Edmar e Careca.

Anônimo disse...

Gabriel chegou ao Uruguai em agosto de 2009, aos 21 anos. O zagueiro disse que o futebol jogado por lá é muito parecido com o do sul do Brasil, com muita pegada e forte marcação.

- Minha adaptação está sendo rápida, mesmo porque é muito parecido com o futebol jogado pelos clubes do sul, principalmente em relação à marcação e raça. Procuro exercer minha profissão com muito profissionalismo e dedicação. Tenho recebido muitos elogios.

O zagueiro comentou que, após a boa participação do Uruguai na Copa do Mundo, quando chegou às semifinais, o prestígio do esporte aumentou no país. Além de ter terminado em quarto lugar na competição, o atacante Diego Forlán foi escolhido o melhor jogador do Mundial.

- É bom não esquecer que o Uruguai já foi campeão mundial por duas vezes e sempre teve suas tradições no futebol. Evidentemente, com o bom desempenho neste Mundial, o reconhecimento interno e externo aumentou consideravelmente.

Mas o sonho de ser um grande jogador e fazer uma bela carreira também tem seus custos. Morando longe de casa, o jovem zagueiro apontou a distância da família e dos amigos como as piores coisas de se morar no exterior. Por outro lado, admitiu que a experiência também tem suas recompensas.

- A pior coisa é ficar longe da família e dos amigos. Por outro lado, crescemos pessoalmente e profissionalmente. Ainda pude conhecer seis outros países e falo espanhol fluentemente. Mas sinto saudade do nosso país e da nossa cultura. Somos diferenciados.

Gabriel espera um dia poder jogar na Brasil novamente, e quem sabe, em algum grande clube mineiro, como Atlético-MG ou Cruzeiro. Mas, enquanto este momento ainda não chega, o importante é seguir trabalhando e alimentando esperanças.

- Tenho procurado fazer minha parte. Cresci na minha cidade acompanhando Atlético-MG e Cruzeiro e sempre foi um sonho vestir a camisa de uma destas equipes. Estou me dedicando ao máximo e, se esta oportunidade aparecer, estarei pronto para o desafio. Como diz um ditado popular, ‘o futuro a Deus pertence’.

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2010/08/mineiro-faz-sucesso-no-futebol-uruguaio-mas-espera-voltar-ao-brasil.html

Anônimo disse...

Volta pro Gremio! Estamos precisando de zagueiro bom e raçudo!

Anônimo disse...

Já joguei com o Grabiel no Centro de Formação de Atletas Paulo Isidorio,ele sempre se destacou nos campeonatos juvenis.
Além disso e sempre inmprovisou,uma hora era zagueiro e outra era volante.
No mais essa isso aí,torço para que ele possa retorna ao futebol brasileiro com grande estilo,humildade e muita alegria...!
Abraços a todos !
Sucesso Gabriel!!!

Anônimo disse...

Vi uns videos dele no youtube jogando pelo River e parece ser muito bom.

Anônimo disse...

Nacional quer defensor brasileiro para jogar a Libertadores contra o Flu

30/12/10

Para fazer frente ao cada vez mais reforçado Fluminense no grupo 3 da Libertadores, a equipe uruguaia do Nacional poderá ter um toque brasileiro.

Indicado pelo técnico Juan Ramon Carrasco, o polivalente defensor Gabriel Marques é o alvo da diretoria. Os dois trabalharam juntos no River Plate uruguaio, time em que Carrasco fez sucesso no país e onde Gabriel atua desde 2009.

Segundo o jornal “El País”, um dirigente do Nacional chegou a dizer que o brasileiro “é o tipo de jogador que não podemos deixar de contratar”, lembrando sua versatilidade, já que pode atuar como zagueiro, lateral-direito ou volante.

Em entrevistas à imprensa local, Marques falou abertamente sobre sua vontade de disputar a Libertadores e também de trabalhar novamente com JR Carrasco: “É um treinador único. Me identifiquei muito com sua forma de trabalhar. Ele me deu a confiança que necessitava e a oportunidade de demonstrar meu futebol.”

Em agosto deste ano, o globoesporte.com mostrou como Gabriel Marques chegou ao futebol uruguaio.

Gabriel seria a terceira novidade do time, que já reforçou o ataque com as contratações dos jovens Jonathan Charquero e Tabaré Viudez, ambos com boas passagens pelas seleções de base. Em 2009, Viudez foi contratado pelo Milan como grande promessa, mas não vingou, e aos 21 anos já acumula quatro clubes como profissional.

Ao mesmo tempo, o clube tenta segurar duas boas revelações que se destacaram no elenco principal, o atacante “Morro” García e o zagueiro Sebastián Coates, valorizadíssimo pelo interesse de vários clubes brasileiros, como Botafogo, Grêmio e São Paulo.

Para poder brigar por uma das duas vagas no grupo que pinta como o mais equilibrado da Libertadores-11, que conta também com América-Mex e Argentinos Juniors, o Nacional quer mesclar estes jovens com veteranos como o zagueiro Lembo, o meia argentino Gallardo, que ainda se recupera de contusão no joelho direito, e o atacante Peralta, ex-Flamengo.

http://globoesporte.globo.com/platb/lapelota/2010/12/30/nacional-quer-defensor-brasileiro-para-jogar-a-libertadores-contra-o-flu/

Anônimo disse...

VOLTA PRO GREMIO GABRIEL!!

Anônimo disse...

nunca ouvi no gremio...mas se é tão bom , volta