sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Gessi


10 comentários:

Jair Bernardes disse...

Meteu quatro buchas no boca, calando a bomboneira, que aplaudio o Grêmio em pé.
Dizem que foi o melhor jogador que já existiu, melhor invlusive que Pelé, seu contemporâneo. Só não fez fama, por não jogar no eixo Rio-São Paulo.

Anônimo disse...

Gessy Lima (Uruguaiana, 24 de setembro de 1935 — Porto Alegre, 4 de abril de 1989) foi um futebolista brasileiro[1].

Gessy começou a carreira nos juvenis do Uruguaiana, em 1951. Em 1954 já era titular da ponta-de-lança do Uruguaiana. O Grêmio o contratou em 1955, e em 1956 Gessy era titular da camisa 8, quando passou a acumular títulos. No time foram onze campeonatos conquistados entre 1956 e 1962. Entre eles, o pentacampeonato Metropolitano (1956 a 1960), o Pentacampeonato Gaúcho (1956 a 1960) e o Campeonato Sul-Brasileiro (Taça da Legalidade) em 1962.

Em 1960, foi convocado para a Seleção Brasileira Gaúcha, que disputou o III Campeonato Pan-Americano na Costa Rica, de onde voltou com um vice-campeonato. Entre seus feitos, marcou muitos gols em especial na noite de 25 de fevereiro de 1959, quando em pleno estádio da Bombonera, marcou os quatro gols da vitória do Grêmio sobre o Boca Juniors da Argentina (o resultado final foi 4 x 1 para o Grêmio).

Nesta ocasião, Gessy que havia passado no vestibular de odontologia um dia antes, passara a noite comemorando em Porto Alegre, viajou direto para Buenos Aires, onde minutos antes (reza a lenda) da partida começar, teria chegado, para completar o time.

Depois do Grêmio, Gessy ainda jogou na Portuguesa de Desportos (SP), em 1963, e depois encerrou a carreira de jogador tornando-se dentista.

Unknown disse...

peraí... vocês estão falando do Gessy, e esse aí é o Gessi, com I no final... Acho que são dois jogadores diferentes...

Anônimo disse...

Acho q o Gessy Lima, q atropelou o Boca na Bombonera foi esse daqui:

http://jajogueinogremio.blogspot.com/2009/06/gessy.html

Anônimo disse...

Sao dois jogadores diferentes sim!

Anônimo disse...

mais jogador, entre todos, um dos melhores. Um craque paradoxal. Não existia nada melhor que ele naquela epoca, era cortejado pelo futebol carioca, mas nunca saiu da querencia. Para mim, se não for o melhor, um dos melhores meias do gremio.

Anônimo disse...

GESSY ou GESSI são a mesma pessoa seus IDIOTAS! Só existiu um gessy nos tempos aureos do gremio, e esse, destruio o boca na bombonera, e foi um dos melhores meias da historia do BRASIL, se errava um passe por match era muito.

Anônimo disse...

Os dois são a mesma pessoa sim o cambada... Só não viro um Craque no páis pq jogou só no sul

MARDU ( POA/RS ) disse...

histórico meio campista tricolor . dizem que tinha muita elegancia nos movimentos e muita classe com a bola !

Anônimo disse...

Foi o maior meia que teve no Grêmio em todos os tempos sem dúvidas. Fazia gols ,driblava como raros e sabia jogar !Era o Pelé branco da época !