sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mourão


3 comentários:

Anônimo disse...

Saudações Gremistas!!!

Quem fala é o MOURÃO o próprio! Estou passando férias em Belo Horizonte-MG. Hoje, 13/07/2009, tomei conhecimento desse site através de meu sobrinho.

Iniciei minha carreira como amador no CRB de Maceió-AL como amador, em 1952, com 18 anos.

Em seguida, fui transferido em 1954 para o América do Recife-PE, já como profissional.

Em 1957 fui contratado pelo Santos Futebol Clube, na era Pelé, onde a formação era: Manga, Pavão e Mourão. Ramiro, Formiga e Zito. Dorval, Jair, Pagão, Pelé e Pepe.

Em 1960, retornei ao Recife-PE para jogar no Sport Clube, atual campeão brasileiro de 2008.

Em 1962, fui para o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, onde a formação era: Germinaro, Orlando, Aírton, Ênio Rodrigues e Mourão. Elton e Milton. Rudimar, Gessi, Juarez e Vieira.

Em 1964, fui transferido para o Club Atletico Newell’s Old Boys em Rosario na Argentina, tendo encerrado a minha carreira em 1966.

Conquistei os seguintes títulos e resultados, entre os principais:

Pelo GRÊMIO: Na disputa do tricampeonato Gaúcho de 1958, emprestado pelo Santos ao Grêmio, sagrei-me campeão. Em 1962 e 1963, fui bicampeão estadual.

Pelo SANTOS: Campeão do Torneio Rio-São Paulo, 1959; Taça Thereza Herrera em La Corunã – Espanha, 1959; Taça do Rei em Valência – Espanha, 1959; Jogos amistosos em 1959 com a Inter de Milão, com o score de 7 a 1 para o Santos e com o com o Barcelona da Espanha, com o score de 5 a 1. Na decisão da Taça Thereza Herrera em La Corunã – Espanha, contra o Botafogo-RJ, de Nilton Santos, Pampollini, Didi, Paulo Valentin, Quarentinha e Mané Garrincha, ganhamos de 4 a 1.

Pelo CLUB ATLETICO NEWELL’S OLD BOYS: Fui campeão da segunda divisão argentina, colocando de novo o time na primeira divisão, em 1964.

Atualmente moro em Recife-PE.

Com o futebol, disputei partidas em diversos países da Europa e América do Sul (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Uruguai, Argentina e Chile).

Lembro-me que o famoso João Saldanha, então técnico do Botafogo-RJ, após um jogo amistoso com Grêmio, em 1958, deu uma declaração dizendo: “O Mourão só faltou pegar o pau da bandeira do corner para bater no Mané Garrincha”. Então disse: “O Mané diz que todo mundo para ele é João. Eu sou o MOURÃO!!!”

Abraços a todos.

http://sempreimortal.wordpress.com/2009/07/14/e-entra-no-gramado-o-mourao/

Anônimo disse...

Muito legal tu comentar aqui! O Sr. deve estar com 75 anos entao?

Conta umas historias do teu tempo de Gremio! Seria legal se tu pudesse comentar nos outros jogadores q jogaram na tua epoca e aparecem aqui no blog tambem.

jotaele disse...

Veio dos Santos para o Grêmio. Nordestino, o Mourão era lateral-esquerdo e batia muito, mas muito mesmo. Conta um ex-jogador do Inter que, quando jogava no São José, numa partida contra o Grêmio, foi escalado pelo técnico como porta-direita. Na primeira bola, o Mourão jogou o cara - chamava-se Mossoró - fora do campo. Depois disso, ele foi jogar no meiomarcando o Elton, centro-médio do Grêmio, na época e nuca mais apareceu na ponta-direita. Na época não havia substituições, mas o técnico do São José ameaçou o Mossoró de tirá-lo do time por covardia.