quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Oberdan


15 comentários:

Anônimo disse...

Nome: Oberdan Nazareno Vilain
Nascimento: 02 de junho de 1945, Florianópolis (SC)
Período no clube: 1977 a 1978
Posição: Zagueiro

Oberdan participou da lendária equipe comandada por Telê Santana, em 1977, quando o Grêmio sagrou-se Campeão Gaúcho. Lendária, porque inesquecível. Inesquecível, porque foi uma equipe talhada pelo dedo do mestre Telê para vencer aquele campeonato. Quando o time entrou em campo no Olímpico Monumental, no dia 25 de novembro, a torcida sabia que só poderia haver um vencedor: o time de Telê e Oberdan.

*****

Antes disso, porém... Depois de passar por Santos e Coritiba, Oberdan resolveu largar o futebol e dedicar-se a sua empresa em Curitiba. Telê Santana queria o atleta no time. O Grêmio mandou um emissário falar com o jogador e dizer a ele que havia um lugar e uma missão para ele em Porto Alegre.
O lugar era na quarta-zaga gremista. A missão era ajudar o Grêmio a recuperar a hegemonia do futebol no estado. Oberdan adiou os planos e veio para a capital gaúcha...


http://blogremio.blogspot.com/2007/11/oberdan-o-xerife_16.html

Anônimo disse...

achei q fosse um argentino...

Artur disse...

Quando chegou no Aeroporto Salgado Filho avisou: na minha área quem manda sou eu!!!!!
Nunca mais Escurinho cabeçeou em Grenais. Grande Xerife Oberdan Histórico.

Anônimo disse...

Achei q fosse um Argentino... [2]

édson disse...

- Na minha área, Escurinho não cabeceia mais !

Anônimo disse...

Lembro de um jogo em 1977, Oberdan estava machucado, entrou para forçar o terceiro cartão amarelo e ainda fez um gol de cabeça; um dos melhores zagueiros que o Grêmio já teve.

Anônimo disse...

esse cara era um verdadeiro monstro, creio que até mais raçudo que o de leon. Não tinha bola perdida, jogava com uma força como poucos. Uma vez arrebentaram a cabeça dele num jogo com as travas da chuteiras, 5 min depois, ele tava de volta com a cabeça enfaixada. Um dos melhores zagueiros da historia do gremio, junto de pavilhão e de leon

Anônimo disse...

cracaço

Gonçalves disse...

A história da fábrica não é em Curitiba e sim Florianópolis, onde mora hoje, na região da Logoa da Conceição.O título do filme "Pelé eterno" foi tirado de uma frase do Oberdan. Craque.

MARDU ( POA/RS ) disse...

o melhor zagueiro que já vestiu a camisa do Gremio !

Anônimo disse...

Nao era muito tecnico mas en termo de raca contagiava

Facas Carancho disse...

Esse fez história no Grêmio. Se jogasse hoje estaria ganhando 500 mil reais. Jogava com alma, raça e coração. Jogou no grande Santos de Pelé.

Facas Carancho disse...

Esse fez história no Grêmio. Se jogasse hoje estaria ganhando 500 mil reais. Jogava com alma, raça e coração. Jogou no grande Santos de Pelé.

J.J disse...

Uiiiii nooooofaaaaaa. Achei que fosse argentino. Nao posso ver um gringo hablar que me melo toda.

J.J disse...

Uiiiii nooooofaaaaaa. Achei que fosse argentino. Nao posso ver um gringo hablar que me melo toda. (2)