quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ortunho


16 comentários:

Wagner disse...

Não é o Perea??

Anônimo disse...

hahahahh

Pai do Perea!

Anônimo disse...

Achei q Ortunho fosse algum uruguaio ou argentino...

Anônimo disse...

Jorge Carlos Carneiro, o Ortunho é um dos jogadores mais importantes na história do Grêmio, foi titular da lateral 1959 a 1967, com oito títulos regionais. Exatamente por ter sido refugado pelo Inter, seu futebol crescia nos Gre-nais onde travava duelos 'sangrentos' com o ponteiro Sapiranga do Inter.

Ortunho antes de ir para o Gremio jogou no Nacional (da Chácara das Camélias), Força e Luz, Vasco da Gama e encerrou a carreira no Cruzeiro de Porto Alegre. Jogou três vezes na Seleção Brasileira. Ortunho ganhou esse apelido por se parecer com o uruguaio Washington Ortuño, jogador do Peñarol e da Seleção Celeste Uruguaia.

Ortunho nasceu no Areal da Baronesa, em frente a mesma casa onde morava Tesourinha. Negro e vivendo no Areal, só podia torcer para um time, o Internacional. E como era jogador, foi em 1950 tentar a sorte no Inter, mas foi dispensado 3 anos depois. Como era colorado e não adimitia ir para o Grêmio passou por outros clubes até em 1959 ir para o estadio Olimpico, onde nesse ano não perdeu nenhum classico pro Inter.

Ortunho era sobrinho de Maquinho, outro morador do Areal que teve participação ativa no carnaval. Já no fim de sua vida Maquinho morava em Viamão numa casa que lhe foi cedida por Ortunho. Ortunho um dia me confidenciou, (pois lhe liguei para saber de seu tio, o Maquinho) que não era muito de carnaval de rua, mas era muito amigo do pessoal do Areal e participava de algum dos eventos carnavalescos. Um desses eventos que Ortunho participou foi a criação do 'Seresteiros do Luar', grupo carnavalesco surgido de ex-integrantes (mais o proprio Ortunho) de um grupo, tambem do Areal, chamado 'Nós os Comandos'. Ortunho era pandeirista.

Ortunho nasceu em 1935 e faleceu em 2002.

http://br.geocities.com/carnavalsul/Acrescimo/ortunho.htm

Anônimo disse...

Acho q quando o texto diz parecer com um jogador uruguaio acho q deve ser no jeito de jogar...

Anônimo disse...

pai do perea x2

Anônimo disse...

É BEM PROVAVEL QUE O ORTUÑO ORIGINAL URUGUAIO FOSSE NEGRO TAMBEM, HAVIAM SIM JOGADORES NEGROS NA CELESTE E O PRINCIPAL DELES ERA O CAPITÃO OBDULIO VARELA "EL NEGRO JEFE"

Anônimo disse...

O Ortuño original era negro e muito parecido com o Ortunho. Era uruguaio, mas, era negro.

Anônimo disse...

Washington Ortuño era um meio-campista uruguaio, reserva da seleção campeã, em 1950, no Brasil. Negro e fisicamente parecido com Ortunho, daí o apelido.

Anônimo disse...

Os orixás também jogavam pelo gaymio?

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Os orixás também jogavam pelo gaymio?

5 de maio de 2012 19:43

MACACO PERGUNTA AO FORLAN, EL BONECON E O TRAVECO URUGUAIO...

PERGUNTA TB AO DIDI SAINHA E O STREPER...

PERGUNTA A RAINHA DE ROMA QUE TOMA BANHO COM O AMIGO TENISTA.

PERGUNTA AO CLEO QUE TIROU FOTINHO PELADO COM O REPRESENTANTE COLORIDO DA MIDIA ROBERTO GIGANTE....

VIADO TEM AOS MONTES DO SC2006

fotos disse...

O grande Ortunho....era pequeno, começava a ir ao estádio Olímpico com meu pai e depois, adolescente, ia sozinho, o Ortunho era um grande jogador, em um time que tinha Airton e outros.....Imensa habilidade, uma capacidade então rara de cobrar faltas com efeito sobre a área...Merece sim estar na calçada da fama do Grêmio....Pena que não tenha visto nenhum vídeo com ele, se alguém tiver seria bom colocar na rede...

fotos disse...

Seria bom conseguir vídeos para recordar...

Anônimo disse...

Melhor lateral esquerdo que já jogou no Gremio

Anônimo disse...

Sim pergunte a vadia da tua mae

Unknown disse...

Um dos melhores laterais..que
jogou no RS